Cáucaso (Azerbaijão, Geórgia e Armênia)

21 dias  –  saída: OUTUBRO/2022

A quem já conhece a Rússia, o maior país do mundo em extensão territorial, sua história e trajetória, desde seu início lá pelo século X, em Kiev – atual Ucrânia – até seu desdobramento moderno em Moscou, passando por toda a história do socialismo, e enfim chegando à Comunidade dos Estados Independentes (CEI), certamente há um passeio que deve intrigar: o Cáucaso! Armênia, Geórgia e Azerbaijão. É verdade, a Georgia, com sua capital Tblissi, não faz mais parte da CEI… mas continua linda! Baku, à margem do mar Cáspio, e capital do Azerbaijão, é cidade considerada Patrimônio da Humanidade desde o ano 2.000. E Yerevan, capital da Armênia, não ficará para trás em brilho.

Conheceremos as entranhas desses 3 países que compõem uma das regiões mais enigmáticas do mundo: ligam a Europa e a Ásia e foram influenciados por variadas culturas e dominações. A riqueza do petróleo e do gás natural do Azerbaijão, terra de solo e clima abençoados, as montanhas e paisagens da Geórgia, carregada de cenografia coloridíssima, e a Armênia, terra tomada pelas grandes gargantas e desfiladeiros, construções cristãs importantíssimas e um povo que não deixa morrer sua tradição, serão nossos destinos nesta encantadora viagem. Preparem-se para um show de luzes, fontes luminosas, construções grandiosas de diferentes séculos, produtos irresistíveis, danças típicas, culinária rica, muito vinho e muita emoção e história da religião que nos aguardarão.

Azerbaijão - Baku
Geórgia - Tbilisi
Galeria de Fotos

CONSIDERAR ESTE DIA APENAS NO ROTEIRO DO PACOTE COM PARTE AÉREA INCLUÍDA

1º DIA – SÃO PAULO / BAKU
Hoje cada um se apresentará no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde o representante da Lielu Turismo auxiliará os passageiros para embarque com destino a Baku, no Azerbaijão, com escala a confirmar.

2º DIA – BAKU
Chegada a Baku e traslado ao nosso hotel. Jantar (se o horário de chegada permitir).

3º DIA – BAKU (café da manhã e jantar)
Nosso city tour guiado pela história fascinante, riqueza indescritível e combinação entre o antigo e o novo, começará pela cidade antiga (Icheri Sheher), onde nos perderemos por suas atrações, protegidas pelas muralhas do século XI (Torre da Donzela (sem entrada), minarete Synyg Gala, caravançarai Multani, balneário Hajji Gayyib, Palácio dos Shirvanshahs (com ingresso), casa de banhos Bukhara e caravançarai Gasimbey). Essa parte da cidade é patrimônio mundial da humanidade.

Entendendo melhor como a invasão russa foi determinante para a quebra destes dois opostos, deixaremos a parte antiga para conhecer sua parte nova, rica, arrojada, marcada por grandes e modernos edifícios cheios de beleza. Visitaremos ainda o Museu do Tapete (com ingresso) para conhecer mais algumas das riquezas do Azerbaijão. Além dos tapetes feitos entre os séculos XVII e XX, joias e peças de cerâmica, e obras antigas em metal, também farão parte da exposição. Ao final de nosso dia visitaremos a Vila Petrolea (casa museu dos irmãos Nobel), onde veremos as mansões dos magnatas do final do século XIX.

4º DIA – BAKU / ABSHERON / YANARDAG / BAKU (café da manhã e jantar especial)
Dedicaremos nossa manhã a uma visita guiada pela península de Absherón para visitar Atashgah, um antigo templo religioso de adoração de fogo, construído no século XVII. Muitos viajantes e historiadores estrangeiros descreveram esse lugar como a um castelo. É um dos lugares mais sagrados que os zoroastristas (adoradores de fogo) costumavam visitar. Faremos ainda uma visita guiada por Yanardag (“Montanha Ardente”), uma colina flamejante onde o fogo ocorre naturalmente e nunca se apaga, nem com a chuva ou a neve. Conheceremos também Masazirgol e os campos de sal que se encontram nessa famosa lagoa de água salgada, e cor de rosa! De lá, seguiremos para o Castelo Mardakan ou Quadrangular (com ingresso) do século XII. Visitaremos, por fim, o Centro Heydar Aliyev (com ingresso). De volta a Baku, visitaremos a Pista dos Mártires, onde se abre uma espetacular vista panorâmica da baía de Baku. Jantar especial em um restaurante local com show folclórico e danças tradicionais!

5º DIA – BAKU / GOBUSTÃO / BAKU (café da manhã e jantar)
Visitaremos a Reserva Nacional do Gobustão (com ingresso), um museu ao ar livre, Patrimônio Mundial da UNESCO, que nos levará de volta aos anos dos primeiros seres humanos que habitaram nosso planeta. Esse assentamento do período Neolítico preservou mais de 6.000 petróglifos (gravuras rupestres), que remontam entre 5.000 e 40.000 anos de história. Essas gravuras rupestres mostram cenas de caça, homens, animais, batalhas, danças rituais, corridas de touros, barcos com remadores, guerreiros com lanças nas mãos, caravanas de camelos, imagens do sol e das estrelas e muito mais. É assim um lugar de história única.

Ali também veremos os famosos vulcões ativos de lama (observação, é preciso que o clima esteja seco para que se possa visitar os famosos vulcões de lama). Visitaremos a Mesquita Bibi-Heybat (com entrada), que é uma mesquita construída no século XIII e um dos santuários mais visitados de Baku. De seu pátio principal veremos um campo de petróleo Onshore muito antigo da península de Absheron. Nesta noite, aqueles que desejarem passear com nosso TOUR LEADER, poderão seguir para as famosas comprinhas, pela deslumbrante “Nizami Street” e, de preferência, de metrô (com bilhete), afinal de contas, um país que foi invadido pela Rússia, não poderia deixar de transformar suas estações de metrô em museus.

6º DIA – BAKU / SHAMAKHI / MAUSOLÉU DIRIBABA / SHEKI (café da manhã e almoço)
Seguiremos para as montanhas do Cáucaso, rumo ao noroeste do Azerbaijão, onde a paisagem árida dará espaço a uma zona de montanhas densamente arborizadas. Pelo caminho faremos nosso city tour guiado pela cidade de Shamakhi e os túmulos da família real Shirvan, datados do século XVIII. De lá visitaremos a Juma-Mesquita ou “Mesquita de sexta-feira” (com entrada) a segunda mesquita mais antiga construída no Cáucaso, entre os anos 743 – 744. Visitaremos o mausoléu Diri Baba (com ingresso), um santuário parcialmente construído e esculpido em um enorme penhasco, datado do século XV. Visitaremos o caravançarai de Sheki (com entrada) importantíssimo para a “Rota da Seda”.

De lá seguiremos para um city tour guiado pela cidade de Sheki, onde visitaremos a construção mais importante e imponente de todo o país, o Palácio de Verão de Sheki Khans (com ingresso), com seus magníficos afrescos, vitrais coloridos e fachadas de azulejos em tons de turquesa e ocre, formando mosaicos. Toda esta beleza do final do século XVIII, por sua importância, assim como o centro da cidade, tornaram-se Patrimônio Mundial da Unesco. De lá, visitaremos a aldeia de Kish afim de conhecer a igreja albanesa (única construção que sobrou de um reino importantíssimo). A aldeia de Kish tem uma série de lojas e aproveitaremos para fazer comprinhas. Se o tempo permitir, conheceremos uma fábrica local de Shebake (vitrais feitos sem pregos ou cola). À noite, aqueles que quiserem jantar em companhia do nosso TOUR LEADER poderão mergulhar na última oportunidade de tomar o vinho Azeri e provar pratos típicos, em especial a famosa Pakhlava, que nasceu em Sheki…hummm (jantar não incluído).

7º DIA – SHEKI / LAGODEKHI / KAKHETI / TELAVI (café da manhã e almoço especial)

Despedindo-nos do Azerbaijão, seguiremos viagem para a fronteira com a Geórgia – Lagodekhi. Ali exploraremos a parte mais fértil e pitoresca da Geórgia, Kakheti, a região famosa por sua produção vinícola. Esse passeio panorâmico nos encantará. A técnica tradicional de produção de vinho georgiano foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO a partir de 2.013, e assim conhecer um pouco sobre ela alegrará nosso dia. Visitaremos o Mosteiro de Santa Nino, em Bodbe, construído no século IX, e faremos um city tour guiado pela “cidade do amor”, Sighnagh. Conheceremos a casa-museu de Tsinandali – uma casa da família nobre do escritor georgiano Alexandre Chavchavadze (século XIX). Ele foi tenente-general do exército russo e o primeiro enólogo/escritor georgiano. Sua casa apresenta a época Czarista na Geórgia, e por isso a visitaremos hoje.

Nessa região associaremos o bom vinho à hospitaleira e amigável recepção dos Georgianos. Nosso almoço será regado pela companhia de uma família local e enriquecido por sua culinária típica, a conhecermos a vida dos camponeses por lá, seus jardins e vinhedos, com direito a uma prova dos variados e famosos vinhos da Geórgia. Ali também participaremos do processo de preparação do doce típico dessa região: Churchjela e é claro que ele provaremos.  Continuaremos nossa viagem para Gremi, para realizar um city tour guiado por seu complexo arquitetônico dos séculos XVI e XVII, pela cidadela e visitar a igreja dos Arcanjos de Kakheti. Construído em uma colina rochosa pelos reis de Kakheti, e capital da região durante 150 anos, trata-se de um centro por onde passava a “Rota da Seda”. Após a invasão dos persas no século XVII, só sobreviveram o palácio do rei e a igreja. Ao final de nossa tarde, chegaremos a Telavi, centro administrativo dessa região.

8º DIA – TELAVI / PASSO DE GOMBORI / MTSKHETA / GUDAURI (café da manhã, almoço e jantar)
Hoje realizaremos nosso city tour guiado pela primeira capital e o centro religioso da Geórgia medieval, Mtskheta (com mais de 3.000 anos de história). Lá, veremos o antigo mosteiro de Jvari (com entrada), do século VI e VII que é uma das primeiras obras importantes da Idade Média, e a catedral de Svetitskhoveli (com entrada) do século XI, onde a túnica de Cristo teria sido enterrada. Tanto o mosteiro quanto a catedral são Patrimônio Mundial da Unesco. Seguiremos com um passeio panorâmico para o norte do país, viajando por paisagens espetaculares dessa cadeia de montanhas que está no Cáucaso, para chegar ao complexo de Ananuri. Ali encontraremos um ponto estratégico do período medieval, localizado ao lado do açude de Jinvali que inclui uma fortaleza, duas igrejas e uma antiga torre de vigia, que conheceremos em nosso passeio guiado por lá. Entenderemos também um pouco mais do artesanato georgiano por lá. Mais um pouco e chegaremos a Gudauri, famosa estação de esqui localizada entre 2.000 e 2.200m acima do nível do mar.

9º DIA – GUDAURI / KAZBEGUI (STEPANTSMINDA) / GERGETI / KAZBEGUI / TBILISSI (café da manhã, almoço e jantar)
Em Gudauri, conheceremos o mirante que abriga o monumento da amizade Rússia-Geórgia construído em 1.983. Trata-se de um monumento composto por painéis feitos de azulejo em cores vibrantes que mostram a união entre os países. A seguir, viajaremos até Kazbeghi. Pelo caminho, nosso passeio panorâmico ficará por conta da paisagem impressionante que nos acompanhará ao longo do rio Terek, até chegarmos a essa que é a principal cidade dessa região. Realizaremos ali um passeio guiado e seguiremos viagem até Guergueti, a conhecer a igreja da Trindade (com entrada), localizada a 2.170m de altitude. Com sorte, o tempo aberto nos permitirá ver um dos maiores glaciares do Cáucaso, o monte Kazbegui de 5.047m de altitude, 3º mais alto pico da Geórgia. Retornaremos então viagem até Kazbegi para ali almoçar e seguirmos para a capital do país, Tbilissi.

10º DIA – TBILISSI (café da manhã, almoço e jantar)
Realizaremos nosso city tour guiado hoje pela cidade de Tbilissi, a capital da Geórgia desde o século V. Cidade multicultural desde seu início, encontraremos em suas ruelas estreitas de paralelepípedos e pátios típicos, casas coloridas e varandas esculpidas, bairros antigos e pessoas de várias nacionalidades convivendo em harmonia. Tbilissi, por onde passava a “Rota da Seda” antes do tempo de Cristo, é hoje uma cidade moderna, com museus, teatros, galerias de arte, banhos sulfurosos, igrejas e escavações arqueológicas (a maior parte de nossas visitas será realizada caminhando pelo centro histórico). É impossível não romantizar um lugar tão bonito. Cortada pelo rio Mtkvari, a cidade apresenta, assim como Baku, o contraste definido entre o antigo e o moderno.

Veremos, por exemplo, no centro antigo, a torre do relógio e o teatro de marionetes, que nos fazem tontear com seu colorido; a igreja de Metekhi e a estátua equestre do rei Vakhtang Gorgasali (1.960). Ali veremos ainda o afloramento rochoso acima da ponte de mesmo nome. Esse mesmo rei construiu no século V seu palácio e a igreja original. Conheceremos a fortaleza Narikala (com ingresso), construída no século IV, que é a principal cidadela de Tbilissi. O nome da fortaleza, em língua Persa, significa “difícil de conquistar”. E assim foi chamada por causa das torres de proteção que têm altura de 25 metros. Visitaremos ainda os históricos banhos sulfurosos, de onde vem o nome da capital, afinal de contas, Tbilissi é uma das poucas capitais europeias que possuem fontes de água termal.

11º DIA – TBILISSI (café da manhã e almoço)
Prosseguiremos com nossa charmosa visita por Tbilissi. Conheceremos a catedral de Sioni (com entrada) (séculos VI – XIX) que foi a principal catedral durante muitos séculos e onde estão guardadas duas relíquias: a cruz de Santa Nino (evangelizadora da Geórgia) e o crânio de São Tomé. O Museu Nacional da Geórgia, em Tbilissi (com ingresso) nos apresentará sua deslumbrante coleção de fósseis encontrados no território da Geórgia e joias de ouro e prata datados do IV milênio a.C.. Ainda hoje conheceremos o Museu da Ocupação Soviética (com ingresso) que conta a história mais recente da Geórgia e homenageia as vítimas da repressão socialista no país. Realizaremos um passeio à pé pela avenida Rustavelli, a mais importante e elegante da cidade, para realizar nossas famosas “comprinhas” de viagem. À noite, os que quiserem acompanhar nosso TOUR LEADER, poderão apreciar os drinks georgianos (não incluídos) e, se o teleférico estiver funcionando, conhecê-lo, e deslumbrar-se com a ponte da Paz iluminada.

12º DIA – TBILISSI / SADAKHLO / ARTASHAVAN / SAGHMOSAVANK / EREVAN (café da manhã, almoço e jantar)
Antes de seguirmos para a Armênia, realizaremos um city tour guiado pela cidade de Sadakhlo para visitar o mosteiro de Akhtala (com entrada). Ali os murais dessa igreja nos apresentarão uma amostra da arte Bizantina, fora das fronteiras de Bizâncio. Cores bizantinas típicas, em especial o azul, e temas próprios da Armênia. É isso que encontraremos ali. Cruzaremos a fronteira para a Armênia para uma visita guiada ao Parque do Alfabeto (com entrada), construído em 2.005, por conta da celebração do 1.600º aniversário do alfabeto Armênio? 39 esculturas de letras armênias, inclusive aquela com que seu nome se inicia, nos aguardarão ali. Prepare a câmera! Seguiremos então viagem até Saghmosavank, para visitar o Mosteiro dos Salmos (com entrada), a poucos quilômetros de Erevan. Ali conheceremos a arquitetura que corresponde ao segundo período de desenvolvimento da arquitetura medieval armênia, do século XIII. Por fim, um espetáculo folclórico chamado Tonatsuyts nos apresentará rituais autênticos e tradicionais do povo dessa região.

13º DIA – EREVAN (café da manhã, almoço e jantar)
Erevan é mais uma bela capital que mistura o velho ao novo. Cidade fundada em 782 a.C., é uma das mais antigas cidades do mundo que conheceremos. Enormes edifícios de estilo Soviético veremos por ali, misturando-se a edifícios em estilo moderno que vão surgindo um a um… durante nosso city tour guiado visitaremos as principais atrações da capital, tais como: a Praça da República, desenhada em estilo tradicional armênio, e que abriga a Prefeitura, o Ministério de Relações Exteriores, o Correio e o Museu Histórico Nacional. Ali conheceremos uma área oval que forma a segunda maior rotatória do mundo. Esse local serve de palco para a maior fonte musical do Cáucaso.

Próximo à Ópera, a construção conhecida como “Cascata” (Cascade), local que possui um parque com estátuas no melhor estilo Botero diante de si, é na realidade, uma gigantesca escadaria com balcões onde fontes e esculturas são iluminadas. Há jardins espalhados ao longo da estrutura, que servem de local para encontros entre jovens namorados. Do alto da Cascata há uma vista panorâmica de Erevan, com uma escultura em forma de vela, que celebra os mortos da Segunda Guerra Mundial. Próximo ao topo, fica o Parque da Vitória, onde uma gigantesca estátua chamada de “Mãe da Armênia” figura em meio a uma exposição de artefatos militares utilizados nas guerras do país, e um parque de diversões com uma roda gigante que permite uma das vistas mais belas da capital.

Após o almoço, visitaremos o complexo do museu do Genocídio e o Memorial (com ingresso) em sua honra. Situado em meio a um amplo parque, o memorial celebra os cerca de 1,5 milhões de mortos pelo Império Otomano em 1.915 e a perda de quase 80% do território da Armênia. Uma grande chama eterna em meio a pedras tombadas relembra os mortos e as províncias perdidas, enquanto um gigantesco obelisco partido ao meio representa o grande e o pequeno monte Ararat, símbolos da religiosidade armênia. As comprinhas ficarão por conta de nosso passeio acompanhado pela rua Abovyan, reduto boêmio de Erevan, arborizada e super agradável. Abriga instituições culturais e educacionais, galerias de arte, prédios residenciais luxuosos, lojas de grandes marcas, escritórios comerciais, cafés, hotéis, restaurantes e casas noturnas.

14º DIA – EREVAN / ECHMIADZIN / ZVARTNOTS / MATENADARAN / EREVAN (café da manhã, almoço e jantar)
Seguiremos viagem a Echmiadzin, a apenas 20Km de Erevan, para visitar a sua catedral (com entrada), que é conhecida como o centro da Igreja Armênia-Gregoriana, considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. Segundo a lenda, o lugar em que está essa igreja teria sido indicado pelo próprio Cristo. Foi construída entre os anos de 301 e 303 d.C., pelo rei armênio Tiridates III, o primeiro rei católico da Armênia. A aparência do templo variou um pouco ao longo dos anos, passou de uma forma de basílica, para sua forma atual, uma estrutura em forma de cruz com um domo central que impressiona tanto por seu tamanho, quanto por sua idade. Ali encontraremos tesouros guardados em seu museu como cruzes, vasilhas rituais feitas em ouro, prata, marfim e pedras preciosas, trabalhos em madeira, estátuas, manuscritos datados antes dos anos 1.000, miniaturas preciosas do século X que conservam suas cores originais vivas e livros encadernados como obras de arte com enfeites em relevo.

Visitaremos então as ruínas do templo de Zvartnots (anjos celestiais). Trata-se de uma pérola da arquitetura do século VII, declarada Patrimônio Mundial da Unesco. Sua construção se iniciou em 642 pelo rei Nerses III, que construiu a majestosa catedral que foi dedicada a são Gregório, em um local em que se supõe este teria encontrado o rei Trdat III. Realizaremos então uma visita a Matenadaran (com ingresso), um instituto científico e museu de manuscritos antigos, que preservou os tesouros da ciência Armênia, e manuscritos valiosos desde o século V, que contém cerca de 14.000 manuscritos antigos e assim constitui a maior coleção do mundo. Ali a história começa a ser contada desde a Idade da Pedra. Também ali encontraremos a 1ª cópia da Bíblia em Armênio. Retornaremos a Erevan. Se o clima nos permitir, e o tempo também, um passeio à pé pela cidade para conhecer suas fontes pela noite fechará nossa programação com chave de ouro.

15º DIA – EREVAN / GUEGHARD / GARNI / ARARAT / BRANDY / EREVAN (café da manhã, almoço e jantar)
Começaremos nosso dia com um passeio guiado pelo monastério de Gueghard (com ingresso), declarado PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO. Trata-se de uma obra prima insuperável de arquitetura armênia do século XIII. Algumas das igrejas desse complexo foram magistralmente esculpidas em uma enorme rocha. Por sua construção e acústica, Gueghardavank é o melhor lugar para se provar um pouco da arte cantada armênia. O complexo é rico em adornos sutis, esculturas e cruzes de pedra. Ali desfrutaremos de um concerto vocal de arrepiar. Prepare-se.

Seguiremos viagem a Garni, onde faremos um passeio acompanhado por este povoado famoso pelo Templo Pagão construído no século I d.C. pelo rei Tiridates I da Armênia, e provavelmente dedicado ao Deus grego Mitra. O templo se ergue sobre uma rocha triangular e é o único exemplo da cultura pagã que sobreviveu na Armênia. Após 301, ano da adoção do Cristianismo no país, esse templo se converteu em residência de verão dos reis (mosaicos impressionantes e bem preservados veremos ali). Durante o almoço, em uma casa local, entraremos em contato com a fabricação do pão armênio, chamado Lavash, produzido em um forno subterrâneo chamado Tonir. Retornaremos então a Erevan, visitando, pelo caminho, uma fábrica dos famosos conhaques da Armênia (com degustação). Eis que os conhaques armênios apresentam uma variedade grande e amplo espectro de paladares. Talvez por isso tenha sido o preferido do famoso 1º Ministro inglês, Winston Churchil. Hoje daremos a nossa própria opinião sobre sua qualidade.

16º DIA – EREVAN / KHOR VIRAP / VINÍCOLA / NORAVANK / GORIS (café da manhã, almoço e jantar)
A primeira visita de nosso dia será um passeio guiado ao mosteiro de Khor Virap (com entrada), onde se abrirá uma vista magnífica do bíblico monte Ararat. Ali Noé teria chegado com sua arca após o dilúvio. O mosteiro foi o berço do cristianismo armênio e é o local onde o primeiro católico, Gregório, o Iluminador, foi preso por 14 anos em um poço profundo, antes de batizar o rei e as pessoas. A história conta que esse rei enlouqueceu e foi curado por são Gregório, ali iniciando-se sua conversão, a do rei, e são Gregório tornou-se seu mentor espiritual.

Nem tudo será história em nosso dia. É preciso agradar também ao paladar. Com esse espírito, dedicaremos também uma parte de nosso dia a visitar uma vinícola local que nos ajudará na prova do vinho feito das uvas originárias desta região. É claro, ninguém é de ferro… Após a visita e degustação na vinícola, seguiremos viagem ao mosteiro de Noravank, situado em um pitoresco desfiladeiro, inacessível, em um passeio panorâmico com natureza impressionante ao seu redor. Sim, este passeio não é para conhecermos mais um templo. Na realidade este templo em particular fica em um pitoresco desfiladeiro às margens de um afluente do rio Arpa, em meio a assombrosas rochas vermelhas que encantam com sua beleza e singularidade. Ao final do dia chegaremos a Goris.

17º DIA – GORIS / KHNDZORESK / TATEV / GORIS (café da manhã, almoço e jantar)
Chegaremos a Khndzoresk, desde Goris, atravessando uma ponte pitoresca: tem 14 toneladas, 160m de comprimento, 63m de altura e foi totalmente construída pelos moradores de Khndzoresk com as próprias mãos, sem o uso de qualquer máquina! Khndzoersk, onde faremos um passeio guiado, é uma cidade de cavernas! No final do século XIX, era a maior vila da Armênia oriental. No início do século XX, a comunidade contava com 8.300 habitantes. Hoje o colorido das árvores, aliado às estruturas de pedra, faz-se beleza indescritível e cheia de história. Seguiremos a Tatev, obra prima da arquitetura que remonta o século X, para visitar seu monastério (com entrada) que foi construído às margens de gargantas e penhascos e é o mais belo cartão postal da Armênia.

Ali, teremos uma experiência inédita: tomaremos, se estiver funcionando, o mais longo teleférico do mundo sem paradas, com extensão de 5,7Km e conhecido como “Asas de Tatev” (com ingresso). Durante esse trajeto de 11 minutos, descortinaremos vistas espetaculares passando por seu ponto mais alto que chega a 320m de altura do solo. Em nossa chegada, impossível não imaginar-se em estado de contemplação, estando a 1.600m de altura a visualizar o mosteiro. Construído entre os séculos IX e XIII, prosperou no século XIV. Durante esse tempo, a Universidade Tatev foi o maior centro de filosofia e ciência da Armênia medieval e seus alunos estudavam filosofia, teologia, física, matemática, astronomia, medicina, arquitetura, história, gramática, literatura, caligrafia, música e pintura por uma média de sete a oito anos. Sua biblioteca continha 10.000 manuscritos, todos destruídos em um único dia durante a invasão mongol no século XIII. E a história se repete. Retornaremos a Goris.

18º DIA – GORIS / SELIM / SEVAN / DILIJAN (café da manhã, almoço e jantar)
Seguiremos para Sevan, passando pelo caminho por Selim, para realizar uma visita guiada a um caravançarai construído nos idos de 1.332 pelo príncipe Chesar Orbelian. Tratava-se de um centro importante para o comércio da região, que se encaixava também na famosa “Rota da Seda”. Dali seguiremos viagem ao lago Sevan, onde faremos uma visita guiada para conhecer o segundo maior lago alpino do mundo. Este lago, que ocupa cerca de 5% de todo o território da Armênia, e que se localiza a cerca de 2.000m de altitude, é de água doce e uma pérola do país. A beleza da paisagem e sua água cristalina são condições para lá de agradáveis para um descanso.

Faremos também uma visita guiada pelo mosteiro da península – Sevanavank – fundado em 874 d.C. será o lugar mais popular que conheceremos por ali. Esse mosteiro foi destinado principalmente aos monges de Echmiadzin que pecaram e consiste em duas igrejas: Surp Arakelots (Santos Apóstolos) e Surp Astvatsatsin (Santa Mãe de Deus). É famoso por sua variedade de Khachkars armênios medievais (pedras cruzadas). Viajaremos até a região de Dilijan, também conhecida como “Suíça Armênia”, por sua vegetação exuberante, ricas florestas e paisagens de tirar o fôlego, para ver as lindas mansões e o charme da cidade. Tão bela é essa região que inspira um ditado que se conhece até hoje: “Se no paraíso houvesse montanhas, bosques e mananciais de águas minerais, seria então Dilijan.”.

19º DIA – DILIJAN / HAGHPAT / SANAHIN / SADAKHLO / TBILISSI (café da manhã e almoço)
Realizaremos nosso city tour guiado pela antiga cidade de Dilijan, essa “Suíça Armênia” com canais. Percorreremos a belíssima rua Sharambeyan e nos divertiremos com o artesanato local que descobriremos por entre casas de pedras e flores. Visitaremos ainda o complexo arquitetônico de Sanahin (966 d.C.) e Haghpat (976 d.C.) (com entrada), outra das obras arquitetônicas armênias inscritas como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO. A arquitetura e decoração destes monumentos têm muito em comum, o que nos faz acreditar que foram feitos por artesãos da mesma escola, embora com tanta distância temporal entre um e outro. Retornaremos então à Geórgia, Sadakhlo, para voltar a Tbilissi.

20º DIA – TBILISSI / SÃO PAULO
Café da manhã (se o horário do voo permitir). Em horário oportuno, seguiremos ao aeroporto para embarque com destino a São Paulo, com escala a confirmar.

CONSIDERAR ESTE DIA APENAS NO ROTEIRO DO PACOTE COM PARTE AÉREA INCLUÍDA

21º DIA – SÃO PAULO
Chegada ao aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, e fim de nossos serviços.

Temos certeza de que apreciarão esta experiência, e esperamos vê-los em sua próxima oportunidade de viagem!

Esta viagem é operada pela Lielu Turismo!

Para quem já nos conhece, é fácil explicar este selo; trata-se da maneira Lielu de preparar um roteiro. Mas para quem ainda não nos conhece, a tarefa é um pouco mais desafiadora, visto que tratamos de conceitos imateriais.

O selo não indica apenas que hotéis e refeições foram selecionados segundo nossos critérios, que o roteiro incorpora atividades já planejadas e incluídas em seu custo para todos os dias de nossa viagem e que taxas de turismo da cidade e impostos de remessa estão já incluídos no preço, quando em muitas outras viagens esse não é o caso.

Viagem operada pela Lielu Turismo

Mas, sobretudo, esse selo indica que a viagem foi desenvolvida para mostrar o que de melhor aquela parte do mundo tem a oferecer, sem levar em conta os passeios que são mais em conta por ali, mas sim reunindo aqueles passeios que realmente valem a pena. Quanto ao tempo, os selos Lielu garantem que teremos o tempo necessário para conhecer cada lugar. Quem aderir a uma viagem de operação Lielu conhecerá o destino que visitará conosco, ao invés de passar por cidades, como se faz em muitas viagens de foco em preço e tempo descontraído longe de casa.

Preço por pessoa SEM parte aérea e SEM seguro:
Lieluzinho Duplo:
Individual:
US$ 4.580
US$ 5.750
Preço por pessoa COM parte aérea e COM seguro:
Lieluzinho Duplo:
Individual:
US$ 6.900
US$ 8.070

Confira nosso parcelamento sem juros e com parcelas fixas em Reais, sem variação cambial!

Nosso pacote INCLUI
√ 5 noites no Azerbaijão
√ 6 noites na Geórgia
√ 7 noites na Armênia
√ acompanhamento de um Tour Leader desde o Brasil
√ todas as visitas descritas no programa já incluídas
√ city tours guiados nas seguintes cidades: Baku, Shamakhi, Sheki, Gremi, Kakheti, Sighnaghi, Mtskheta, Tbilissi, Sadakhlo, Erevan e Dilijan
√ acomodação em hotéis categorias: turística superior e primeira
√ meia pensão no Azerbaijão (exceto em dias de vôos), incluindo 1 jantar com show folclórico e danças tradicionais
√ pensão completa nos outros dias (exceto em dias de vôos e 11º dia em Tbilissi), incluindo 1 almoço de culinária típica na região de vinícolas em Kakheti
√ ônibus de turismo durante toda a viagem
√ parte aérea em classe econômica promocional para quem optar pelo pacote COM aéreo e seguro
√ taxas de embarque e combustível já incluídas para quem optar pelo pacote COM aéreo e seguro
√ seguro viagem e bagagem para quem optar pelo pacote COM aéreo e seguro
√ taxas de turismo quando aplicadas
√ impostos de remessa de câmbio
Diferenciais que incluímos para sua experiência ser COMPLETA,
além das muitas atividades que não necessitam de ingressos!
√ city tour guiado pela cidade de Baku
√ city tour guiado pela cidade de Shamakhi
√ city tour guiado pela cidade de Sheki
√ city tour guiado pelo Complexo Arquitetônico de Gremi
√ city tour guiado pela região de Kakheti
√ city tour guiado pela cidade medieval de Sighnaghi
√ city tour guiado pela cidade de Mtskheta que é berço do cristianismo
√ city tour guiado pela cidade de Tbilissi
√ city tour guiado pela cidade de Sadakhlo
√ city tour guiado pela cidade milenar de Erevan
√ city tour guiado pela cidade de Dilijan – chamada de Suíça Armênia
1 jantar com show folclórico e danças tradicionais em Baku
√ palácio dos Shirvanshahs em Baku (com ingresso)
√ visita da Vila Petrolea (casa museu do irmãos Nobel)
√ visita guiada de Atashgah
√ visita guiada por Yanardagh
√ Masazirgol e os campos de sal
√ castelo Mardakan (com ingresso)
√ visita do Centro Cultural Heydar Aliyev (com ingresso)
√ mesquita Bibi-Heybat (com entrada)
√ Juma Mesquita em Shamakhi (com entrada)
√ mausoleo de Diri Baba construído em memória a Sheikh Ibrahim em Shamakhi (com ingresso)
√ visita do caravançarai de Sheki (com entrada)
√ palácio de Verão de Sheki Khans (com ingresso)
√ visita da aldeia de Kish
√ visita do mosteiro de Santa Nino, em Bodbe
√ passeio panorâmico em Cachétia
√ visita da Casa Museu de Alexander Chavchavadze, localizada em Tsinandali, que é uma aldeia histórica em Kakheti, no município de Telavi (com ingresso)
almoço de culinária típica na região de vinícolas em Kakheti (Geórgia)
prova de vinhos na região de Kakheti (Geórgia)
experiência de preparação do doce típico da região de Kakheti: Churchjela
√ visita da igreja dos Arcanjos de Kakheti
√ visita da Fortaleza Narikala em Tbilisi (com ingresso)
√ museu Nacional da Geórgia – Simon Janashia em Tbilisi (com ingresso)
√ museu da Ocupação Soviética em Tbilisi (com ingresso)
√ Memorial e Museu do Genocídio Tsitsernakaberd em Erevan (com ingresso)
√ visita da catedral de Echmiadzin
√ visita das ruínas do templo de Zvartnots
√ passeio guiado pelo Mosteiro de Geghard
concerto vocálico no Mosteiro de Gueghard (com ingresso)
√ passeio acompanhado por Garni
experiência de preparação de pão armênio – o famoso “lavash”
visita a uma fábrica de Brandy armênio para degustar essa bebida local
visita a uma vinícola na Armênia, com degustação
√ passeio panorâmico até a região do mosteiro Noravank
√ visita a Matenadaran em Erevan (com ingresso)
√ passeio pela Vila Petrolea até a casa dos irmãso Nobel em Baku
√ passeio guiado pela Reserva Nacional do Gobustão (com ingresso)
√ passeio guiado pela península de Absheron
√ passeio guiado por Atesgah
√ passeio guiado por Yanardag
√ passeio guiado pela região da “Nizami Street” (inclui metrô)
√ passeio guiado pela igreja Jvari
√ passeio guiado pela Catedral de Mtskheta
√ passeio guiado pelo complexo de Ananuri – com visita a uma casa de feltro utilizado para artesanato
√ passeio guiado pela cidade de Stepantsminda, conhecida como Kazbegui
√ visita do Monumento da Amizade Rússia-Geórgia
√ passeio guiado pela Igreja da Santíssima Trindade em Guergueti
√ passeio pelos banhos sulfurosos de Tbilissi
√ passeio guiado pela catedral de Sioni
√ passeio pela Avenida Rustavelli, em Tbilissi
√ visita ao mosteiro de Akhtala
√ visita ao Parque do Alfabeto
√ visita ao mosteiro dos Salmos, em Saghmosavank
espetáculo folclórico Tonatsuyts, em Erevan
√ passeio acompanhado pela rua Abovyan, em Erevan
√ visita ao monastério de Tatev
√ passeio guiado pelo Mosteiro de Khor Virap
teleférico de Tatev (com ingresso)
√ passeio guiado em Khndzoresk
√ visita guiada a um caravançarai em Selim
√ passeio guiado a conhecer o lago Sevan, o 2º maior lago alpino do mundo
√ visita guiada ao mosteiro de Sevanavank
√ visita ao complexo arquitetônico de Sanahin e Haghpat
Ingressos:
Mardakan
√ Castelo Mardakan

Baku (Azerbaijão)
√ Palácio dos Shirvanshahs
√ Museu do Tapete
√ Centro Heydar Aliyev
√ Fortaleza de Ramana

Gobustão (Azerbaijão)
√ Reserva Nacional

Shamakhi (Azerbaijão)
√ Mausoleo de Diri Baba

Sheki (Azerbaijão)
√ Palácio de Verão de Sheki Khans

Tsinandali (Geórgia)
√ Casa Museu de Alexander Chavchavadze

Tbilissi (Geórgia)
√ Museu Nacional da Geórgia – Simon Janashia
√ Museu da Ocupação Soviética
√ Fortaleza Narikala

Artashavan (Armênia)
√ Parque do Alfabeto

Erevan (Armênia)
√ Memorial e Museu do Genocídio Tsitsernakaberd
√ Matenadaran em Erevan
√ Espetáculo folclórico Tonatsuyts

Geghard (Armênia)
√ Mosteiro de Geghard com concerto vocálico

Tatev (Armênia)
√ Teleférico

Nosso pacote NÃO INCLUI

• gastos pessoais
• bebidas não mencionadas no roteiro como incluídas
• visto para o Azerbaijão
• traslados de chegada e de saída para quem optar pelo pacote SEM aéreo e seguro
• seguro viagem e bagagem para quem optar pelo pacote SEM aéreo e seguro

Observações

• a ordem das visitas poderá ser alterada para melhor aproveitamento e/ou questões operacionais
• as saídas são garantidas com mínimo de 20 passageiros e podem sofrer alteração para datas próximas
• necessário passaporte com no mínimo 6 meses de validade a contar da data de retorno da viagem (passaporte de emergência não é aceito)
• verificar a necessidade de vistos e vacinas
• escolha pagar com câmbio FIXO ou VARIÁVEL

Roteiro em PDF
Kit de Inscrição
Cond. de pagamento
Galeria de fotos

Se desejar mais informações ou quiser realizar sua pré-reserva:

  • Azerbaijão - Baku
  • Azerbaijão - Gobustão
  • Geórgia - Kazbegui
  • Geórgia - Tbilisi
  • Armênia - Zvartnots