Há ideias tão universais que até pega mal falar delas em um artigo… assim, ouvir alguém falar que o mundo segue mudando, até parece digno de uma boa risada. Mas eis que algumas mudanças fogem tanto do modelo que ainda temos em mente que, não falar delas, é em verdade temeroso, e nada prudente, especialmente para aqueles que essas mudanças viverão, tendo delas prévia ciência, ou não!
Assim está o universo do turismo após a pandemia. Dentre os fatos conhecidos vemos empresas antes tidas como exemplos e modelos de sucesso, hoje quebrando e deixando seus clientes na mão. Mas há ainda no universo do turismo outro arcabouço de mudanças de que mesmo nós, operadores do mercado, pouco conhecimento prévio tivemos, e agora trabalhamos para reconstruir o turismo como gostamos de vê-lo a rodar!
Referimo-nos aqui ao universo dos serviços. Viajar é depender de serviços: hotéis, restaurantes, motoristas, guias e passeios, todos dependem de alguém nos assistindo, e o que vimos no retorno da pandemia foram mais e mais empresas, como hotéis e restaurantes, aumentando seus preços, enquanto reduziam a quantidade de funcionários… mais difícil para os funcionários, mas mais difícil para nós, usuários, também, que temos que nos acostumar com serviços menos abrangentes, mais caros e muitas vezes menos eficientes.
A alimentação na Europa, por exemplo, mais que dobrou de preço. Mas a qualidade não melhorou… em alguns casos, piorou… Serviços antes ainda de alguma forma disponíveis, hoje escasseiam-se mais e mais, como maleteiros em hotéis. Ingressos ficaram mais caros, e alguns hotéis já não oferecem serviço de arrumação diária automático, senão mediante solicitação específica… e nada disso barateou os preços, porque a inflação na Europa segue firme e forte, e ainda não arrefeceu.
Mas de que serve esse conhecimento a um viajante? Bem, se era importante antes dessas mudanças escolher bem seu fornecedor, seu guia e seu hotel, bem, pós pandemia, ficou ainda mais importante fazê-lo bem e com carinho. E é o que temos tentado fazer aqui na Lielu. Claro, sucesso absoluto não há na área de serviços… mas temos nos esforçado para que nossos amigos e passageiros tenham a menor percepção possível dessas mudanças, para que sigam aproveitando suas viagens mundo afora, da melhor forma possível, e com grande proveito.
Seguimos por aqui nos esforçando para escolher bem, para podermos ser dignos de que você nos escolha sempre! Você, nosso cliente e amigo, segue no centro de nossas atenções. É nosso mister e nosso objetivo, atender-lhe com a mesma alegria de sempre, e o mesmo carinho, o mesmo cuidado e o mesmo prazer.
E assim terminamos esta mensagem, desejando vê-lo de volta, dentro em breve, conosco em viagem, seja para onde for que seu desejo o leve a passear com estes amigos aqui!
Um abraço fraterno,
Equipe Lielu de Operações.